Biografia de Jair Kobe

Biografia

Foto: Tiago Trindade

Foto: Tiago Trindade

O Guri é de Uruguaiana, mas Jair Kobe, seu criador, é natural de Porto Alegre. Nascido no dia 06 de setembro de 1959, Jair casou-se com Silvia Helena dia 5 de abril de 86 e tem duas filhas: Rafaella e Júlia.

É de uma família grande (sete irmãos, todos com J, para comprovar a procedência) e, por incrível que pareça, todos se dão bem. Herdou de seu pai o bom humor e a musicalidade, e de sua mãe a tranqüilidade.

Cursou três faculdades: Análise de Sistemas, na PUC (79/81); Música, na UFRGS (80/82); e Ciências Contábeis, na UFRGS (81/83). Obviamente, não terminou nenhuma delas…

Trajetória

– 76 a 82 – Jair trabalhou em escritório de contabilidade;

– 82 a 86 – Vendeu roupas (que chique) como sacoleiro;

– 86 a 95 – Tornou-se dono da boutique Atmosfera (cansou de ser sacoleiro) e do restaurante Catamarã, em Capão da Canoa, mesmo sem saber cozinhar;

– 1995 – Trabalhou em uma agência publicitária, na qual atendia a clientes e criava até 2001 .

– Realizou e apresentou eventos como “Concurso de Cães”, “Domingo na Praça” e “Concursos de Beleza”.

– 1997 – Tornou-se fotógrafo profissional e cobriu o Festival Internacional de Cães em Milão, na Itália, em 2000;

– 2001 – Depois de passar por tantos trabalhos na vida, Jair descobriu seu talento reprimido ao apresentar o show “Seriamente Cômico”, no Teatro Ipê, ingressando a partir de então na carreira artística. Está na vida de comediante até hoje.

Reconhecimento

Cidadão Emérito de Porto Alegre

Jair Kobe recebeu, no dia 16 de novembro de 2011, o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre em função de suas destacadas em promoção do bem-estar, como a participação em projetos beneficentes, em campanhas que tratam da saúde pública, visitas e apresentações freqüentes em hospitais e associações, além do apoio especial à causa da proteção e promoção do bem-estar animal. Tudo isto por meio de ações divertidas através de seus personagens, principalmente o Guri de Uruguaiana, que leva alegria e muito bom humor às pessoas.

Cidadão Alegretense

Jair Kobe recebeu, no dia 15 de junho de 2012, o título de Cidadão Alegretense por sua contribuição para a promoção da cidade de Alegrete-RS.